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Mesmo com a internet pipocando e invadindo a casa das pessoas, muitas empresas ainda não se adaptaram e encontram dificuldades na hora de organizar o perfil da sua marca online.
Se sua empresa faz parte desse grupo, não se preocupe, aqui neste artigo vou te dar algumas dicas práticas que você pode seguir para tornar seu Instagram de Joias e Semijoias mais atrativo e profissional.
Analisando a Bio
Foto do perfil
A foto do perfil precisa ser NAR – Nítida, Atraente e Representativa.
1° regra: Nada de foto de má qualidade, a não ser que você queira ser vista como uma empresa amadora.
2° regra: a foto do perfil pode até ser uma foto sua, contanto que ela transpareça o objetivo do Instagram (venda de joias e semijoias), se não, o ideal é que seja a foto da logomarca.
Mas, caso a sua logomarca seja muito extensa ou de difícil leitura, o ideal é que a foto seja apenas um símbolo da marca. Isso porque não adianta você colocar toda sua logomarca lá se não der pra ninguém ler.
A foto do perfil precisa chamar atenção e ser de fácil memória, o usuário que chegar nela precisa bater o olho e já reconhecer a marca. Se você põe uma foto que não dá nem pra ler ou sem graça, ninguém vai lembrar de você.
Se você ainda não tem uma logomarca ou precisa repaginar a da sua empresa, é só solicitar um orçamento conosco clicando aqui.
Exemplo de como deve ser uma foto de bio:
A logomarca dessa empresa é essa aqui:
Se ela fosse colocar a foto da logo no perfil, olha como ficaria:
Percebe a diferença?! O @ e o nome do perfil já são o nome da marca, não precisa repetir isso em uma foto de perfil. Lembre-se, a foto precisa ser bonita e de fácil memorização, por isso é importante que seja nítida e atraente.
Nome de usuário
O ideal é que o @ seja o nome da sua marca, com o mínimo possível de caracteres ou números. Ele também precisa ser fácil para ser lembrado, por exemplo:
@lunajoias ao invés de @lunasemijoias1 ou @lunasemijoiaas_ ou @lunasemijoiasss
Parece que não é importante, mas um arroba direto e sem firulas é muito mais fácil de ser encontrado, além de se posicionar de forma mais profissional.
Eu diria até que, dependendo do tamanho da sua empresa, vale a pena repaginar o nome da marca e a logo. Mas essa é uma avaliação que deve ser feita com muito cuidado e particularidade.
Título
O nome é a primeira frase que tem na bio e também deve ser fácil de lembrar. Outro ponto super importante é que ele tenha uma palavra chave relacionada ao seu mercado.
Por exemplo:
Luna Joias e Semijoias
Assim, as chances de alguém encontrar seu perfil enquanto busca por Joias e/ou semijoias aumentam consideravelmente.
Além da comunicação mais direta, seu perfil já vai deixar claro ao usuário que ainda não te conhece o que ele vai encontrar pela frente.
Descrição
Utilize a descrição para comunicar de forma sucinta o propósito ou o que o perfil oferece. Seja claro, criativo e use palavras-chave relevantes.
Lembre-se que menos é mais, então seja claro no que você oferece pro seu cliente.
Mas saiba que além de jóias ou semijóias, você vende beleza, personalidade e bem estar, afinal, é isso que faz alguém comprar esse tipo de produto.
O desejo de ficar mais bonita (o) e o de realçar a personalidade (seja romântica, rebelde, despojada, clássica, etc). E, é essa junção que traz a sensação de bem estar e auto estima.
Se você faz entrega, a descrição da Bio é um lugar perfeito para dizer isso.
Exemplos:
- Entregas para todo Brasil
- Entregas para todo estado de SP
- Fazemos entregas – Locais no destaque
No terceiro exemplo, caso você faça entrega apenas para alguns lugares específicos, você pode comunicar isso chamando a pessoa para ir ver os locais nos Destaques, onde você pode explicar melhor como funciona.
Link
Aproveite o espaço disponível na bio para inserir um link direto para o seu site, blog, loja online ou qualquer outra página que você queira direcionar os visitantes.
Alguns exemplos do que você pode colocar:
- O endereço, caso tenha loja física.
- O contato de WhatsApp Bussiness (que se você ainda não tem, é bom providenciar).
- Endereço da loja virtual, caso tenha ecommerce.
Destaques
Os destaques são para você reforçar a sua marca e se comunicar de forma mais organizada com seu público.
O visitante precisa ver rapidamente o que você vende, quais são seus contatos, site, dúvidas frequentes, entre outros. As pessoas precisam entender o que você faz para permanecer no seu perfil como seguidor.
Por isso, não coloque muitas informações e fotos aleatórias. Mais uma vez, menos é mais. Os destaques devem ser relevantes, ou seja, devem conter o essencial para o seu visitante bater o olho e resolver algum problema.
Exemplos de alguns destaques:
- Quem somos (apresentação do negócio)
- Dúvidas
- Depoimentos
- Contatos e localização
- Peças (você pode organizar em mais de um destaque, por exemplo: Pratas, Mix, Pérolas, etc.), mas evite fazer muitos destaques, isso pode soar cansativo.
Postagens
E claro, você não pode deixar de postar, de preferência todos os dias. Pois, quem entra em um perfil de empresa deseja saber o que ela vende e se ela atende o que precisa.
Quando não se encontra postagens recentes, pode causar a sensação de: “Será que ainda tem essa peça aqui que vi de 2 meses atrás?” Principalmente se não tem loja online, a pessoa pode pensar: “Será que vale a pena me deslocar até lá?“
E o que vai acontecer é que essa pessoa vai procurar seu concorrente. Ela não quer perder tempo e com o acesso que existe hoje, ela vai encontrar outro rapidinho.
Por isso, poste, poste, poste muito. Imagine que seu perfil é uma loja física e o Feed é sua vitrine. Você deixaria uma vitrine empoeirada, com produtos velhos? Ou pior, deixaria uma vitrine sem produto? Então, porque você deixa o perfil da sua empresa sem?
Existem mais de 100 milhões de usuários no Instagram, imagine o tanto de oportunidade que você tem! O número de pessoas que você pode alcançar sem gastar com aluguel.
Capriche no seu perfil, porque pode ter certeza, seu concorrente está caprichando e a um clique de você!
Se você precisa de ajuda para organizar seu perfil, entre em contato conosco clicando aqui.